Contas da Câmara Municipal de Valença são Aprovadas pelo TCM.

por Aécio Sousa publicado 17/12/2018 00h45, última modificação 17/12/2018 00h53
Contas da Câmara Municipal de Valença são Aprovadas pelo TCM.

Mesa Diretora: Luiz Andrade - Presidente; Benvindo Luz - Vice; Mateus Passos - Secretário

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia votou e aprovou com ressalvas as contas da Câmara Municipal de Valença, exercício financeiro de 2017, de responsabilidade do vereador Luiz Carlos Muniz Andrade. De acordo com o TCM, a despesa total com pessoal do Poder Legislativo, na importância de R$ 4.759.881,68, correspondeu a 3,21% da Receita Corrente Liquida do Município, no montante de R$148.179.623,86, portanto, em percentual inferior ao limite de 6%.

O exercício financeiro de 2017 foi marcado por medidas de austeridade importantes adotadas pela gestão do presidente Luiz, que provou ser um gestor com grande seriedade com a coisa pública.

As significativas medidas de contenção de despesas partiram da órbita dos valores das consultorias, na economia de combustível, diminuição das diárias de vereadores, dentre outras. Como resultado prático, foi possível pagar em dia o décimo terceiro e as férias dos servidores, e todos os encargos sociais mensais. Também foi possível aplicar o plano de reestruturação administrativa do quadro de servidores, um anseio dos abnegados colaboradores que vinha se arrastando por vários anos.

Entretanto, mesmo com uma administração pautada na sobriedade e probidade, houveram alguns impactos negativos, principalmente na capacidade de investimentos da Casa, não sendo possível promover a modernização do legislativo e de seus órgãos, e nem mesmo promover a reforma da estrutura do prédio.

Na avaliação do presidente, Vereador Luiz, seu empenho e luta sempre foi a construção de um Poder Legislativo forte, representativo, autônomo e cooperador com o desenvolvimento de Valença. “Não medimos esforços para tornar a Câmara cada vez mais transparente para toda a população a fim de atender aos seus anseios, mantendo esta Casa como o principal foro de debates da cidade, respeitando a pluralidade, a diversidade de pensamento dos seus membros e dos valencianos em geral”, ressaltou.

Crédito da imagem: Magno Jouber