Posse dos Vereadores, do Prefeito e Vice-Prefeito para a Legislatura 2021/2024.

por Aécio Sousa publicado 17/01/2021 13h55, última modificação 19/01/2021 09h58
Câmara de Valença empossa Vereadores, Prefeito e Vice para o período 2021/2024
Posse dos Vereadores, do Prefeito e Vice-Prefeito para a Legislatura 2021/2024.

Foto: Wellingthon Anunpciação/ Agência Abrange

 

Foi realizada na manhã do dia 1º de janeiro (sexta-feira) A POSSE DOS 15 VEREADORES, DO PREFEITO E DO VICE-PREFEITO para compor a Legislatura de 2021 a 2024 do Município de Valença e eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2021-2022.

A cerimônia foi realizada no Adro da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, que ocorreu fora do prédio da Câmara Municipal e para um número restrito de convidados e autoridades a fim de cumprir as determinações dos órgãos de saúde contra a disseminação da Covid-19. A Sessão Solene foi inicialmente presidida pelo vereador Benvindo Sousa Luz, que assumiu o cargo conforme preceitua o Art. 4º, §§ 1º e 2º, do Regimento Interno.

Após formar a mesa de honra com as autoridades civis e municipais, judiciárias, militares e pessoas gradas que foram previamente convidadas, o Sr. Presidente iniciou a chamada nominal dos seguintes vereadores eleitos: Antônio Heraldo Alves dos Santos (PL); Benedito de Souza Silva (Avante); Benvindo Sousa Luz (DEM); Bertolino de Jesus Júnior (PP); Cássio Pereira dos Santos (PSB); Clóvis Coutinho Loureiro (PSD); Cristiano Barbosa dos Santos (Solidariedade); Fabrício Fonseca Lemos (PP); Helton Vinicius Brandão de Castro (Avante); Isaías dos Santos Nascimento (PP); Luiz Carlos Muniz Andrade (PMB); Reginaldo de Araújo Silva (PL); Ryan Sousa Costa (PL); Valdir Silvestre dos Santos (PCdoB); e Valdiro Kléber Santos Oiticica (PSB).

Após prestar o compromisso de posse como manda os ritos de protocolo previstos no Regimento, o Presidente da Mesa designou o vereador Clóvis Loureiro para ocupar o lugar de Secretário ad-hoc, e que por este fosse procedida a chamada de cada um dos Edis diplomados, empossando-os após lido o Termo de Posse e prestado o Compromisso de Posse.

Cumpridos os trâmites regimentais, o Presidente da Sessão deu início à fase de votação da nova Mesa Diretora para o biênio 2021/2022. Assim, foram apresentadas duas chapas com as seguintes nominatas: Chapa nº 01 – Presidente: Fabrício Fonseca Lemos; Vice-Presidente: Helton Vinícius Brandão de Castro; Secretário: Valdiro Kleber Santos Oiticica; e Chapa nº 02 – Presidente: Reginaldo de Araújo Silva; Vice-Presidente: Valdir Silvestre dos Santos; Secretário: Ryan Sousa Costa. No processo de votação assim se resultou: 11 votos favoráveis à Chapa nº 01 contra 04, estes dos Vereadores Reginaldo Araújo, Valdir Silvestre, Ryan Costa e Antônio Heraldo, erguendo-se vencedora a Chapa nº 01 encabeçada pelo Vereador FABRÍCIO FONSECA LEMOS, sagrando-se o novo Presidente da Câmara para o biênio 2021/2022.

Continuando com os trabalhos, o Presidente eleito de imediato passou ao momento de empossar o Prefeito e o Vice-Prefeito, respectivamente o Sr. Jairo de Freitas Baptista e o Sr. Joailton Manoel de Jesus. Após uma calorosa recepção ao serem chamados, o alcaide e seu vice prestaram, um de cada vez, o Compromisso de Posse. Após cumpridos todos os ritos regimentais, o Presidente Fabrício Lemos declarou-os empossados.

Todos os Vereadores usaram da palavra e o tom dos discursos foi de clara emoção ao agradecerem aos seus familiares e a todos que lhes ajudaram a chegar até este momento tão importante. Parabenizaram os membros da Mesa que ora lograram êxito neste dia tão especial, desejando sucesso para a administração que se inicia, ao tempo em que ajudarão no que estiver ao alcance para que seja uma gestão coroada de triunfo. Também desejaram sucesso à gestão do Prefeito eleito Jairo Baptista, com o compromisso de aprovar tudo aquilo que vier para o desenvolvimento e o progresso de Valença, entretanto ressaltaram que não irão compactuar com nada que venha a prejudicar o povo valenciano.

O Vice-Prefeito Joailton Manoel parabenizou todos que apoiaram a chapa Jairo e Joailton. “Vamos caminhar juntos para fazer um município melhor”, completou.

O Prefeito Jairo Baptista reafirmou seu compromisso em buscar investimentos e recursos para a cidade. “Somos a maior cidade do Baixo Sul, com uma capacidade imensa e extensa de potencializarmos a vinda de várias indústrias, mas para isso acontecer precisamos ser vistos pelas esferas estadual e federal”. O alcaide também se mostrou sensível às dificuldades enfrentadas pelo povo: “Quero contribuir para uma educação de qualidade, trabalhar para a exclusão das filas que fazem os que mais precisam sofrerem em busca de consultas médicas, e na empregabilidade que tanto deixa nossos jovens ociosos”. E disse que seu governo será rigoroso no combate à corrupção: “Não vamos tolerar em hipótese alguma a corrupção. Não vamos assumir falhas de gestões passadas e faremos auditorias externas para apurar possíveis irregularidades”. Parabenizou o Presidente recém-eleito Fabrício Lemos por sua vitória e lhe desejou um ótimo desempenho à frente deste Poder Legislativo, e ressaltou que o Executivo estará sempre disposto a cooperar no que for necessário para ajudar na gestão desta Mesa.

O Presidente Fabrício Lemos, em breves palavras, agradeceu ao apoio dos seus colegas, bem como de todos aqueles que sempre acreditaram em sua pessoa e em sua capacidade. Achou natural a chapa contrária a seu nome, pois faz parte do exercício da democracia e que irá ser o presidente de todos e não só de alguns, pois não haverá discriminação partidária em sua gestão. Quanto ao Poder Executivo, disse que fará de tudo para manter a harmonia entre os poderes, sempre em busca de um Legislativo forte, coerente e perene com o objetivo final de levar melhorias para o povo valenciano.

O evento foi transmitido ao vivo pelas rádios Clube de Valença e Rio Una FM.

Fonte: Ascom/Câmara Municipal de Valença.